Cliente Satisfeito é cliente fiel
O cliente é o maior patrimônio de uma empresa e oferecer um bom atendimento é a única formar de fidelizar o cliente, sabe aquele ditado:”Servimos bem para servir sempre!”.
Pois é você até fecha alguns buffets, certo? Mas você consegue voltar a atender estes mesmos clientes no próximo ano? Não Porque ?
O atendimento perfeito deve ser estendido para todas as áreas: apresentação dos pratos,serviços e pós-vendas.
Fidelizar o cliente nem sempre é possível,pois ele quer variedade de serviços ...mas da pra usar como material de divulgação todos seus clientes satisfeitos.
Peça permissão para postar fotos e depoimentos e faça movimento em seu site. Freqüentemente recebemos ligações de interessados em contratar buffets de crepes,mas que depois de uma ou duas ligações ouviram horrores dos contratantes...
Manter uma relação estreita com o cliente ajuda muito,dar bônus e descontos para as próximas festas,ligar nas datas importantes ou apenas mandar um e-mail, significa atenção e carinho, pode parecer pouco mas todo mundo adora.
Descobrir um novo nicho de mercado, fazer promoções que tratam novos clientes, ao até mesmo ativar os antigos, tudo isso aliado a um belo planejamento trazem um efeito magico e até aumento de clientes.
Dez dicas do Sebrae para conquistar e fidelizar o cliente:
1. Entenda as necessidades do cliente
2. Trate o cliente como único
3. Tenha o maior numero possível de informações do cliente para
fazer um bom trabalho.
4. Mantenha um banco de dados atualizado de fornecedores .
5. Crie ferramentas e ações para manter o relacionamento.
(e-mail,blog,redes sociais,datas comemorativas.)
6. Supere as expectativas do cliente,como? Fazendo mais do que ele
espera..
7. Tenha sempre a mão telefones de freelances..só por precaução.
8. Monitore a concorrência, quais são os serviços do momento?
Há novidades? Você consegue acompanhar? Você consegue
criar uma estratégia/produto melhor?
9. Novos produtos, fale sempre com seus fornecedores que esta em
busca de novidades, frequente feiras diversas ,mesmo as que não
são de sua área e fique atendo, pode surgir uma ideia que você
vai aproveitar.
10. Seja criativo, a concorrência geralmente copia os outros, mas
quem sai na frente é que causa impacto.
Boa Sorte !!!