quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A insatisfação do cliente ....



Todos já sabem que tivemos uma creperia, onde servimos alem de nossos consagrados crêpes franceses, o mais consagrado ainda entrecôte et frites ....


Diariamente nosso serviço se deparava com uma nova experiência, de clientes que não conheciam o corte e muito menos o ponto que gostariam de comer, a clientes que pensam que somos serviçais  e não prestadores de serviço .... 

O cliente sem dúvida é importante,mas tudo tem limite, os padrões de serviço da casa são estabelecidos pelo Chef de acordo com as condições da brigada/cozinha ....

O cliente muitas vezes não lê o cardápio e imediatamente pede algo que não esta no cardápio, como se estivesse falando com a cozinheira de sua casa .....

Certo jornalista muito coerente disse que estamos vivendo a geração do "mimimi"... na hora achei graça, mas ele tem razão, o comercio existe para ser uma troca mútua: alguém precisa de algo(produto/serviço) e alguém resolve o problema e cobra por isso ... não um favor .

O cliente é claro tem razão de reclamar sim, muitas vezes o serviço é ruim, o produto não é bom, o preço exagerado .... mas o bom senso tem que reinar, é preciso dizer que quando se entra num comercio e não esta de acordo com o que você esta procurando , você é livre para sair sem problemas....

Já se perguntou por que muitos chefs consagrados estão deixando os restaurantes de lado e se dedicando a dar aulas? Porque cansa !!!

Todo o stress envolvido desde a compra a administração das vendas que não são lineares e ainda administrar a insatisfação do cliente muitas vezes injusta é pra poucos .....


Hoje nossa creperia tomou outro rumo,(em breve surpresas !!!!) mas sempre estaremos no ramo alimentício agora com novas propostas e desafios a serem cumpridos.

Fátima e Henri

Henris