quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicas de marketing


Conquistar clientes é uma tarefa dura....há uma  quantidade de informações absurdas que seduzem o consumidor a todo instante.

Mas como se destacar no meio de toda essa concorrência???

Tenho algumas dicas,responda com franqueza as perguntas abaixo:

- Quais são meus concorrente?

R: Seus concorrentes são todos os que vendem comida, não importa se o  
    produto é cachorro quente ou um super restaurante á quilo, o cliente 
    gosta de variar...


-Qual é o meu publico alvo?

R: Seu publico é qualquer um que esteja disposto a comprar seus crepes....
    porem esse publico não é um consumidor diário....Se o crêpe for mais 
    uma opção no seu cardápio, você tem mais força de venda, pois o mesmo 
    cliente vai querer experimentar a variedade que você oferece.

- Quais são minha ações de marketing?

  R: Se você consegue identificar 50% de seu publico alvo, já esta ótimo.
      Desenvolva ações de marketing para esse publico, os outros 50% 
      devem ser consumidores (rotativo).
      Algumas das ações de marketing que embora parecem "velhas", mas 
      ainda dão retorno são:


  • panfletagem 
      (mas faça com um funcionário uniformizado,que ao menos seja simpático
       escolha horários estratégicos, observe as pessoas antes de entregar os 
       panfletos, crie uma mensagem que você  possa avaliar o retorno da 
       panfletagem...brindes ou descontos para os panfletos que retornarem).


  • Fotos
       (Faça banner com as fotos de seus produtos e coloque em lugares  
       estratégicos na porta de seu negocio, coloque as fotos dentro de sua 
       creperia, porta comandas,cardápios ....
       faça alianças e deixe seus panfletos...crie uma rede de parceiros...


  • Ouça o cliente
      Sempre que puder faça questionários e avalie seus colaboradores.
      Converse com seus clientes,ouça sugestões e veja oque pode ser 
      melhorado...." recentemente troquei o lugar aonde almoço porque o 
      balcão de self-service que deveria ficar pronto as 11:15, atrasava e só 
      ficava  pronto as 12:00....já o concorrente estava pronto as 11:00...eu e 
      mais uns 20 clientes trocamos de restaurante...."


  • Pagamento
      Assunto delicado, as operadoras de cartões são nossas sócias...mas o 
      consumidor não sabe disso....ter cartões fidelidade, dar descontos são
      estrategias que ainda valem a pena...o problema é quando o cliente quer
      fazer um pagamento com cartão de credito...

Uma recente pesquisa diz que 90% das informações são visuais (fotos), abuse  de fotos e redes sociais consiga o maior numero de "seguidores" e crie estrategias para esse publico que quer comodidade.