quinta-feira, 18 de junho de 2015

Comida de Rua /Food trucks



  Comida de Rua – GUIA PRATICO            



Muito se tem falado da comida de rua e claro, há muitos caminhões “trucks” , vãs, carretas , bicicletas e  barracas que fazem parte de uma infinidade de feirinhas gastronômicas “semanais”....mas ter um food-truck é um bom negócio?

É a porta que vai se abrir e resolver todos seus problemas?...vamos conhecer isso melhor....


Antes de investir seu rico dinheirinho num truck,vã ou seja lá oque for, informe-se sobre as leis da “comida de rua”.


O Vereador Andréa Matarazzo,conseguiu aprovar a Lei Municipal 15.947 , para trazer mais tranquilidade a todos que trabalham com comida de rua (pipoqueiros,dogueiros,sorveteiros e afins).

A ideia é regulamentar os vendedores ambulantes e oferecer um produto de qualidade a preço baixo (conceito comum nos Estados Unidos).


O que aconteceu foi que uma legião de “chef´s e todos que tinha um prato “bombástico que valia a pena ser vendido” resolveram abraçar este novo modelo de negocio...pois bem nasceram as famosas feirinhas gastronômicas!


O que os aventureiros não sabem é que ter um negocio  que vende alimentos tem as mesmas leis e deveres que qualquer restaurante ,bar ou boteco,oque muda é a forma de comercialização, sendo um truck,carreta,barraca ou carrocinha de cachorro quente....


O caminho é o mesmo percorrido por qualquer empreendedor....veja os passos básicos.


  • Tenha um produto de fácil produção e que seja rápido de servir       (nenhum cliente esta disposto a ficar 20 min em pé esperando pra comer desconfortavelmente na rua.....).
  • Faça teste com todos seus parentes e amigos com o produto escolhido, certifique-se que é realmente bom,que as matérias-primas serão encontradas com facilidade e que conseguira servir rapidamente ao seu publico.

  • Faça pesquisa de mercado, seu produto não deve ser fácil de “copiar” e que não há concorrentes próximos....se vai vender cachorro-quente, pesquise uma salsicha, um pão ou molhos diferentes podem ser o segredo do seu sucesso!!!
  • Faça sim projeções e estude o lugar antes de se instalar..derrepente seu produto é ótimo mas o publico não.... 
  • Pratique o preço justo, se houver uma demanda de publico esperado você conseguira pelo menos ficar no ponto de equilíbrio e melhor ainda lucrar!!!!!
  • Analise tudo,mas tudo mesmo: a embalagem é confortável ou o cliente vai se lambuzar inteiro pra comer? E os guardanapos?Vai oferecer molhos? São de fabricação própria? ...
  • Faça uma projeção de vendas antes de começar e coloque tudo que precisar...alguns dias de vendas são ótimos outros não ao fechar o mês é que você saberá se valeu a pena ou não “o ponto” ou mudar de área.

Boa Sorte !!