quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Buffet de crêpes ...a Missão !!!



Buffet de crêpes....vender e fidelizar...

Certo, você pesquisou muito e decidiu montar um Buffet de crêpes a domicilio,já comprou as louças e os talheres, fez o logo,escolheu e testou as receitas e fez o curso para crepeiros na Henri´s Creperia...agora só falta VENDER....


Mas como conquistar e manter clientes????

Todo negocio independente de seu tamanho, tem seus riscos,alguns especialistas falam em retorno no prazo de 2 anos....mas claro isso depende de muitos fatores.


O fato é que você já investiu tempo,dinheiro e sonho em cima do Buffet de crepes e agora precisa fazer caixa....mas por onde começar????

Aonde conquistar clientes??? Qual o melhor veiculo???Qual o custo???


Não existe uma “receita” pronta para o sucesso,mas há muitas dicas que somadas a perseverança,garra e fé inabalável, trarão resultados a médio,curto ou longo prazo.


Aqui deixo algumas dicas que dou em meus cursos de montagem de restaurantes comerciais:



- O inicio, a conquista:


Você deve fazer três cardápios, isso dará  ao cliente uma noção de preços e do seu diferencial oferecido.


Seja claro e objetivo,descrimine os itens e justifique seu serviço através dos ingredientes importados da louça,garçons e finalização do evento que você deixara o local limpo e impecável. 


Esteja sempre atendo a concorrência, o cliente sempre terá aquele argumento que “já viu este mesmo cardápio” a um preço mais em conta.....(peça o nome do concorrente e cheque).


Ofereça sempre alguma vantagem sobre seus concorrentes,um brinde,um café ou desconto no próximo Buffet, forme parcerias e tente oferecer brinde de seus parceiros.


- O meio, o evento:


OK, você fechou o evento, o orçamento foi oque você queria e no dia que você conseguiria oferecer o Buffet sem imprevistos.


Planeje sempre um quantidade maior de crepes para cada evento,ou leve massa pronta (pré-mistura Henris) para ser preparada em caso de imprevisto(o numero de convidados eram de 50 mas foram 60....) e sobre os recheios normalmente os mais caros acabam primeiro, cabe a você como administrador  ter jogo de cintura e induzir os convidados a experimentar os outros sabores e no caso de resistências, explicar ao contratante que cada recheio foi porcionado para um numero “x” de clientes...(claro que o camarão sempre acabara mais rápido que o presunto e queijo..)


Se o numero de clientes for acima do que foi orçado explique ao contratante no ato de assinar o contrato que serão cobrado um valor “x” por cada cliente a mais, se ao contrario no caso dos convidados o numero for menor, os recheios devem ser deixados com o contratante pois ele já pagou por essa mercadoria e nunca se esqueça de estabelecer o horário do Buffet(normalmente 4 horas), se não você corre o risco de passar a noite inteira esperando os convidados...sem falar que a qualidade das mercadorias vai se perdendo ao longo das horas.


Deixe cartões ou folhetos discretamente dispostos, os comensais de hoje podem ser seus clientes amanha, explore dobras e formatos diferentes encante o cliente, ele quer ver um espetáculo, se vier acompanhado de uma boa qualidade então é sucesso certo!!!


O fim , a fidelização


Tudo correu bem, o serviço foi como o esperado e todos os clientes estão satisfeitos, mas como fazer estes comensais que acabaram de conhecer seu serviço em clientes????


Como já dissemos antes “receitas prontas”, não existem....mas dicas!!!


ü  Ofereça brindes, deixe claro qual é o brinde e marque presença através de cartões de visita.


ü  Peça e-mails, anuncie no facebook e aumente sua rede de contatos.


ü  Serviço perfeito aliado a preço justo costuma produzir bons resultados, seja honesto com seus clientes.


ü  Ofereça mini-degustações, alguns clientes vão compara o Buffet de crepes com outros serviços,   alem do que  haverá as festa bebidas,salgadinhos e bolo que competiram  com o crepe, deixe claro que toda a festa pode ser feita com crêpe dos canapés até o bolo. (veja as fotos em nosso site, WWW.henriscreperia.com).


ü  Descubra oque a contratante precisa, as vezes uma gentileza funciona mais que um brinde.


Nunca deixe rastros do serviço pra traz, o local de ser impecavelmente limpo,os funcionários devem  entrar e sair sem que ninguém perceba.


Peça autorização e publique algumas fotos em seu site ou facepag.


Faça sempre cursos de atualização fazer o crepe é necessário,faz parte do show esperado, mas os sabores dos recheios devem ser bem cuidados, tanto para  os doces como para os salgados, tente ficar na lembrança dos clientes com sabores inusitados.


Lembre-se:


“O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” Albert Einstein