O artigo abaixo é de 2010, mas as dicas continuam muito atuais, aproveite !!
Escrito
por Andressa Trindade em 20.10.2010.
Uma das
melhores vantagens de ser um empreendedor é ter liberdade para
tomar decisões e fazer os planejamentos que julgar mais apropriados.
No caso
das pequenas empresas, que geralmente trabalham com orçamento mais
apertado – principalmente aquelas que funcionam na casa do empreendedor –, o gerenciamento
do dinheiro é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso o empresário deve
saber economizar o que for possível.
Uma
seleção de ideias, publicadas no site da revista Entrepreneur, ajuda o
empreendedor a entender e colocar em prática maneiras simples de economizar e,
ao mesmo tempo, administrar corretamente o negócio.
Confira:
1.
Faça você mesmo – Começar sozinho uma empresa permite que todo o trabalho
(ou parte dele) seja feito por você mesmo, e isso significa menos funcionários
e corte de custos. Porém há outro benefício nessa escolha: o ganho de
experiência, principalmente na dinâmica do “acerto-erro”, que é fundamental
para o empresário – e não pode ser adquirida em nenhum curso, palestra ou
livro, apenas com a mão na massa mesmo.
2. Publicidade
– Pagar para anunciar em grandes veículos, até mesmo em sites mais conhecidos,
pode custar um dinheiro muito útil para outras despesas essenciais da empresa.
Por isso o empresário deve usar a internet a seu favor: postar em fóruns e
blogs pode ser uma boa forma de atrair atenção para a marca e também
internautas para a página da empresa.
Tudo sem nenhum custo.
3. Permutas
– Uma outra maneira de cortar custos é fazendo permutas, isto é, trocando
serviços ou produtos por recursos necessários à empresa.
Uma exemplo é contratar
profissionais, como um webdesigner, e oferecer como pagamento (ou parte dele)
um espaço para publicidade no site da empresa. Isso pode ser muito
interessante, principalmente se o site tem boa audiência.
4. Contratação
de contadores – É sempre uma boa ideia ter um contador, mas algumas dicas
podem ajudar a reduzir os honorários desses profissionais.
Muitos softwares,
como o Quick Books, acompanham as receitas e despesas da empresa e transferem
essas informações diretamente para o seu contador – fato que diminui o trabalho
e tempo gasto por esse profissional. Tudo isso é traduzido em redução de
custos.
5. Terceirização
de pessoal – No começo de uma empresa pequena, é mais viável que o
empreendedor toque os negócios sozinho. Mas, quando começa a haver crescimento,
é interessante terceirizar esse serviço ou contratar free-lancers para algumas
funções.
A opção é benéfica porque economiza no pagamento de impostos e
benefícios. Outra vantagem é poder “testar” esses profissionais antes de uma
possível efetivação.
6. Estudantes
como força de trabalho – A contratação de estagiários é outra maneira de
economizar. Eles estão cheios de força para aprender e querem mostrar as
habilidades que têm e escrever toda essa experiência nos currículos. A melhor
parte é que seus salários custam menos para a empresa.
7. Networking
– Envolver seu negócio em redes locais é uma boa maneira de promover você e seu
negócio. Alguns sites, como o Meetups.com, são ferramentas para conectar grupos
e empresas. A maioria dessas ferramentas são gratuitas ou têm custo baixo.