segunda-feira, 10 de março de 2014

Cliente Satisfeito é cliente fiel I

Cliente Satisfeito é cliente fiel !!!

O cliente é o maior patrimônio da empresa, disso ninguém duvida, mas o melhor é quando este cliente torna-se um cliente fiel,(um porta voz da sua empresa!)  mas como fazer isso? 

Na era em que vivemos aonde a informação e partilhada em minutos, aonde as redes sociais podem alavancar ou destruir um negocio em poucos minutos..tornando tudo muito frágil...o assunto é complicado...

Fidelidade é quando o cliente confia em você e faz negócios mais de uma vez, (se for bom pagador, vale a pena discutir prazos e dar descontos sim!)quantos destes clientes você tem? Como você pode fidelizar seus clientes ?

De inicio um bom atendimento a preço justo é a única forma de fidelizar, todo mundo quer contratar um serviço e sair satisfeito, peça para seus clientes autorização para divulgar as fotos do evento e depoimentos...distribua seus cartões e ofereça descontos aos futuros cliente indicados.

Não há muitos clientes fiéis?  Faça-se algumas perguntas.....

a) Você consegue atender o mesmo cliente duas vezes por ano ? 
    Ou no ano seguinte ?

b) Você atendeu as expectativas no dia do evento? (porque foram estas            expectativas que o cliente comprou ao assinar o contrato...).

c) Qual o motivo quando você não fecha as vendas ? Investigue!

d) A qualidade da sua equipe e do cardápio apresentado ao cliente é a mesma     oferecida no dia do evento?

e) Porque e onde sou diferente dos meus concorrentes ??

f) Consigo manter minha margem de lucro, ou apenas estou trabalhando?

Algumas das respostas acima, talvez você já tenha, outra precisaram de reflexão...mas não as deixe sem resposta.

Fidelidade hoje é dia é difícil mesmo,mas é a diferença que pode salvar ou afundar um negocio....você desenvolve cardápios(oque não é fácil),batalha pelos preços das materias-primas e insumos  e no final tenta ter algum lucro, se não conseguir atingir o minimo de vendas no mês, todo este esforço será em vão...

Manter a fidelidade não quer dizer apenas o numero de vezes que você atende um cliente, o mesmo pode te indicar para uma porção de amigos..isso também conta muito e vale a pena tentar uma parceira sim..(pra cada 05 novos clientes que fecharem através da indicação de um mesmo cliente prestigio-o, de um agrado ou faça uma festa quase na faixa...ele vai ficar muito feliz e talvez até te indicar mais clientes ainda !!!

Claro que não é fácil desenvolver e manter estrategias,mas é preciso tentar e tentar até descobrir a formula certa para o seu negocio, ou você acha que tudo vem de graça ????

Dicas e sugestões são valiosas a medida que você as poe em pratica...


Sucesso !!!

Fátima e Henri