terça-feira, 12 de novembro de 2013

Desperdicios em Buffet de crepes



Desperdícios em Buffet de crêpes .....

Quando se trabalha com buffet de crêpes, os clientes esperam que tudo esteja impecável....dos talheres ao produto servido, toda a louça deve ser reluzente,comida farta e serviço rápido.
Ok, todos querem oferecer o melhor a preços competitivos e ter lucro com seu trabalho essa seria a receita perfeita de qualquer negocio, isso acontece no seu dia a dia?
Talheres que somem, misteriosamente ou pratos lascados, não podem fazer parte de um buffet, recheios produzidos a mais ...funcionário que falta e é substituído por outro em cima da hora(com valor mais caro...)....Pequenos ladroes invisíveis que estão diariamente fazendo parte do lucro,mas que passam desapercebidos...por isso no final do mês quando você fecha as contas o lucro é pequeno...ou não existe.

Mas como controlar estes pequenos vilões? Planejamento !!!! , esqueça toda a ideia romântica que agora você tem um negocio próprio e vai ser feliz para sempre...agora você vai trabalhar mais,muito mais!!!

1) Planilhe tudo !!!!

É chato e trabalhoso eu sei,mas é necessário, assim você terá o real controle da situação de onde esta indo seu dinheiro. 
Contrate uma estagiaria através do CIEE ,comece já sua planilha E MANTENHA A DITA CUJA ATUALIZADA!!!

2)Faça um livro "Razão" 

Peque um caderno e escreva todos,(mas todos mesmo)os itens e utensílios que fazem parte do seu negocio...."eu não entendi até hoje que fetiche é esse dos convidados roubarem os talheres...."

Use essa lista para conferência quando for fechar o contrato e discrimine tudo, deixe muito claro....."já participei de uma festa(festa simples) que "sumiram 20  copos"..oque o contratado fez? incluiu no custo do buffet no final da festa e apresentou o prejuízo para a dona é claro saiu de lá com o cheque...os utensílios não são souvenir....

3)Discrimine tudo no contrato!

Quando fechar um contrato deixe claro as quantidades estipuladas por cada comensal (normalmente 200 gr. de recheio salgado + salada e 150 gr. recheio doce), no caso de faltar um recheio e haver mais dos outros, não poderá haver cobrança....já se faltar todos os recheio por causa de haver convidados a mais....
Se você não se sente seguro leve uma quantidade maior de recheio,mas não cobre do contratante, ele não precisa saber que você esta fazendo seu primeiro buffet a domicilio...

4)Pós-expediente:
Oque você fazer quando a festa acabar? seus funcionários vão para a empresa lavar e organizar toda a pos-festa? Oque você vai fazer nos dias que não há festas ?
Você ter funcionários contratados ou apenas frees? Qual o custo desta mão-de-obra?

A)Faça uma seleção de fornecedores de confiança(atacadistas,grandes empresas e ate a visinha que faz olho de sogra), mantenha sempre a lista atualizada pois os preços sobem na calada da noite sem avisar ...se você já faz festa com regularidade, mantenha estoques de recheios congelados para as festas surpresas(sim isso acontece em 99% dos casos).

B) Faça parcerias com escolas do bairro e pequenos comerciantes.

Aqui em São Paulo esta ficando comum as construtora promoverem encontros com novos compradores como se fossem uma reunião de amigos, com bebidas e lanchinhos.

Ofereça seu buffet a estes comerciantes nos dias de movimento fraco ou faça promoções com os recheios que estão em excesso no seu freezer.

C) Trabalhe sempre que possível com estoque mínimo, assim seu dinheiro não fica empatado no estoque, negocie sempre com o contratante sobre os recheios...não tem experiência em cozinha, vá até uma escola/faculdade de gastronomia e faça parceira lance um desafio aos alunos e use estas receitas para incrementar seu site.

D) Mídia digital
Impossível viver sem ela...mantenha seu blog/site atualizado e dispare malas-diretas uma vez por semana.

E) Crie uma sequência lógica na linha do buffet....
1º Saladas
2º recheios pastosos (se possível deixe o microonda atrás de você para aquecer os recheios a medida que são pedidos).
3º molhos - deixe em rechauds quente aonde o próprio cliente se serve.

F)Acompanhe sua planilha de gastos semana a semana e depois mês a mês.
Crie uma estratégia para os meses de baixo movimento e previna-se nos meses de alto movimento.
Acompanhe os gasto com atenção: contas de luz,água,compras de matérias-primas e equipamentos.

G) Observe os orçamentos...
Se você recebe 10 consultas e só fecha 02 , procure saber oque esta acontecendo, quais são os motivos da desistência.....você pode oferecer a diferença que esta impedindo você de fechar os orçamentos ?

H)Redução de gastos:
Reduzir os gastos e sempre um desafio, como e aonde reduzir são respostas que apenas você poderá responder.

Analise seu negocio e peça ajuda, as vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso é uma linha bem fina....

Se você tem uma creperia loja física crie estrategias de bonus: Sempre que houver consumo abaixo da média estipulada sem comprometer a qualidade do atendimento e serviços premie os colaboradores, pode ser em dinheiro ou brindes individuais e  coletivos.
(não esqueça de fazer um docto com o apoio da sua contabilidade).
Tenho um amigo que criou a seguinte estratégia :Se o funcionario não falta (injustificadamente) e nem chega atrazado ele recebe como bonus os valores descontados por lei:(fgts+6% vt+INSS) Tem surtido efeito agora os funcionarios mesmo com problemas reais se esforção para chegar no horario e as faltas cairam a zero......ache sua formula...