Cada país tem sua história e cultura é oque faz seu caráter, a defesa de seus ideais, geralmente defendemos oque é nosso e não oque é estrangeiro.....(mas isso é outra discussão....)
Li com felicidade que a RAPADURA, sim a rapadura virou curso de extensão na faculdade de gastronomia (e antes que você torça o nariz compre um pedacinho de rapadura)....nada mais justo que valorizar um autentico produto nacional.
O ensinamento de todos os cursos de gastronomia/culinária deveriam começar ensinando os valores e sabores desta terra tão linda, conhecer melhor sua cultura é a única forma de orgulhar-se de seu país e defende-lo !
A rapadura que resiste desde o século 17, quando era subproduto do açúcar, a crosta ou "rapa dura" ficava grudado no tacho, era derretida e colocada em formas de madeira para dar o formato... e depois exportada.....
A ciência já comprovou que a rapa dura é rica em vitaminas,sais minerais e proteínas, foi essencial para a sobrevivência do cangaço e até hoje faz parte da mesa dos nordestinos.
O Senac São Paulo, criou o curso : Usos da cana e doçaria nacional, onde apresenta receitas com rapadura,melado e açúcar mascavo.
Eu sou filha de nordestinos sempre teve rapadura na mesa, pois ela me ajudava muito com a anemia já que também é rica em ferro,...
Fico feliz quando vou a restaurantes e tem algo com rapa dura, normalmente associada a bolos ela também passeia com autoridade sobre receitas salgadas.
Valorize o nosso pais, há muita coisa boa nele, quando trabalhamos com produtos regionais os custos caem e o consumidor muitas vezes esta procurando um sabor de infância....
Pense nisso...