sexta-feira, 19 de abril de 2013

Negócios Especializados

Tenho visto no mercado vários negócios especializados em apenas um produto, última vedete foram os cupcakes......

Ter apenas um tipo de produto é um risco como outro qualquer, no início a novidade agrada,mas se a qualidade e o preço não forem competitíveis os consumidores sumirão....

A vantagem de ter  um negócio especializado em apenas um produto é  o controle de matérias-primas e de produção que é menos traumático  , podendo até ser padronizado...oque no final das contas pode ser até mais barato já que os controles de são maiores e as compras viram quase uma rotina.

Há vários exemplos de casas especializadas muito bem sucedidas,"Rancho da Pamonha," "Maria Brigadeiro".... o negócio se consolida como "autoridade no assunto" e cada vez que há necessidade de compra certamente sera lembrado.

Ter um bom produto já é meio caminho andado, porém  a casa especializada exige um esforço maior, os clientes tem que sentir a necessidade de compra o produto , e tem que ser tornar consumidores fiéis...., você empreendedor trabalhara mais até o período de maturidade do seu negocio.

Se este for o seu caminho, boa sorte ! lembre-se sempre:

  • Aprenda diariamente com seus erros e acertos
  • Mantenha o fluxo de caixa sobre controle rigoroso 
      (recentemente saiu na imprensa que uma empresa de aviões vai 
      gratificar os comandantes que economizarem combustível durante os 
      vôos....).
  • Peça SEMPRE a opinião do cliente e respeite-a
      (certa vez fui a uma creperia e falei para a dona que o crepe estava 
      ótimo,mas muito recheado oque ficou enjoado.....ela averiguou e corrigiu 
      o problema, e percebeu que a maioria dos clientes se queixava da mesma
      coisa....o problema é que os funcionários nunca passavam as reclamações
      para a dona...).
  • Funcionários ....se você conseguir colaboradores invista neles e não tenha medo de pagar, transforme-os em seus sócios.....
  • Pesquise, pesquise muito e não tenha medo de mudar, você tem que fazer o cliente sentir necessidade  de voltar ao seu negocio sempre,seja pra conhecer novidades ou pra matar as saudades ....

No caso de uma creperia o grande diferencial são os recheios, você pode adaptar os sabores a países , regiões tipicas de nosso país ou oque mais sua imaginação mandar.

Observe o publico alvo, se for de adolescente tente criar combos (crepes com bebidas) e use acompanhamentos que os jovens adoram...batatas fritas...

Se a creperia for de jovens boêmios ou em regiões de escritório os recheios precisam ser "leves", este publico adora passar horas a mesa jogando conversa fora e tomando cerveja....

Se for um quiosque em local movimentado não adianta inventar..os recheios mais tradicionais são os melhores este publico esta com pressa e precisa de rapidez no atendimento...

Emfim qualquer que seja seu publico a regra sera sempre a mesma: trabalho, atenção e trabalho.

Boa sorte !!!