sexta-feira, 21 de agosto de 2020

CONSUMO e CONSUMIDOR, NOVA FASE !!

 Nesta nova fase forçada da nossa vida, por conta do (Corona Vírus) fase que nem sonhávamos que poderia acontecer ....

Tememos por nossas vidas , tememos por nossa família e finanças, a relação entre cliente e consumidor “ corpo a corpo” quase deixou de existir .....

Agora vivemos forçadamente conectados a um mundo virtual, e temos que nos adaptar rapidamente , muito rapidamente ou sucumbimos...

O Sebrae esta trabalhando intensamente para auxiliar todos os empreendedores, mas milagre a gente sabe que não existe .... se os grande se queixam que dirá nos os pequenos .....

 

Luciana Florêncio da ESPM fala sobre quatro itens que marcam a mudança desta complicada fase:

 

01 – internet SEMPRE e CONSTANTE!

       Não dá pra fugir, quem não esta nas mídias sociais não existe, é indispensável estar

       o tempo todo nas mídias, independente de qual seja seu produto.

 

02 -  Saúde e higiene

       Mostrar o processo de produção, os cuidados para não propagar o vírus, os cuidados

       com os colaboradores é fundamental, todos nos queremos ter certeza que estamos

       comprando algo que não ira comprometer nossa saúde com este inimigo invisível.

  

03 – Entregas

        Somos bombardeados o tempo todo com a seguinte frase: “Se puder fique em    

       casa”, muito mais do que uma recomendação, é uma questão de sobrevivência, o

       vírus esta livre circulando não escolhe a vitima, escolhe a oportunidade.

 

       Os consumidores querem comprar, mas muito mais do que comodidade agora

       querem se sentir protegidos.

 

       Quem pode oferecer serviço de entrega sem cair nos aplicativos que na verdade são

       quase “sócios”, tem grande chance de continuar no mercado.

      

      Seja cuidadoso uma experiência online ruim, derruba seu negocio ....

   

O QUE VENDE É O CONJUNTO: 

SERVIÇO + PRODUTO = SATISFAÇÃO

 

 04 – Relacionamento

        O consumidor antes gostava de papear , estreitar laços o que dava ao comerciante a 
       condição de oferecer o produto com a cara do consumidor.
   
         Agora no frio e distante mundo virtual, como fazer?  Atacar em todas as áreas:                       embalagens interessantes, cartões de agradecimentos e mensagens para grupos com            vantagens para quem compra e mensagens de zap com ofertas e brindes ... os canais            de acesso ao consumidor mudaram, mas as estratégias continuam as mesmas.

 

Claro que não existe uma regra, os noticiários estão o tempo todo nos mostrando que o vírus continua ai, agressivo e devastador para a saúde e para os negocios também.

 

Grandes empresas estão sofrendo com as consequências da crise, e nos pequenos estamos sofrendo ainda mais.

 A todos que ainda continuam no “jogo” desejamos Boa Sorte, acreditamos que vai passar, uma hora vai passar.

 

Fátima e Henri